O caos causado pelas enchentes em Santa Catarina foi o grande destaque da semana nos noticiários de todos os veículos de comunicação. Quase todos eles, principalmente os jornais de TV e rádio, estavam numa disputa para ver quem cobria o assunto de forma mais completa. Nas emissoras de televisão Record e Globo, essa disputa foi ainda mais evidente. E houve também uma dramatização excessiva. Não que a tragédia não seja grande o suficiente para ganhar destaque, mas algumas vezes as emissoras exploraram as imagens e a tristeza das vítimas para ganhar audiência.
No Jornal Nacional, as matérias e links sobre a situação do estado estiverem presentes diariamente no noticiário. Além de imagens surpreendentes dos estragos do temporal, a Rede Globo disponibilizou informações e dados, quase que em tempo real, dos estragos. Aqui em Brasília, por meio do DFTV, foi organizada uma campanha para ajudar as vítimas das cheias.
A TV Record também cobriu amplamente em todos os programas. Na quinta-feira (27), iniciou uma campanha de arrecadação de donativos e de dinheiro, dispondo uma conta corrente para depósitos e ressaltando que todas as doações seriam fiscalizadas pelo Ministério Público. Todos os programas relembram a campanha e inclusive durante os comerciais, os apresentadores aparecem pedindo que as pessoas participem. Flashes com a participação e resultados das afiliadas são exibidos em toda a programação. A catástrofe continua sendo exibida sim, mas compete com a campanha que, por sua vez, demonstra que a Record mede forças tete à tete com a Globo. Bom, enquanto as pessoas que perderam tudo sejam minimamente beneficiadas, que as emissoras continuem se digladiando!
Na rádio Bandnews FM, o assunto estava nem todos os giros. Jornalistas que estavam no estado entraram ao vivo, atualizando as informações da região. A rádio também se engajou na campanha para ajudar as pessoas que estão desabrigadas. Ao final das matérias, os âncoras incentivavam os ouvintes a ajudar. Especialistas foram entrevistados para explicar o motivo de tanta chuva no sul e porque tantos estragos.
A rádio CBN criou até uma página especial chamada "tragédia da chuva" na página inicial da emissora na Internet. No link, foram separadas todas as notícias sobre o assunto, desde a atualização do número de mortes até instruções para quem quisesse fazer doações às vítimas que perderam tudo.
A cobertura nos jornais impressos, até mesmo por motivos comerciais, não foi tão exaustiva quanto nos outros meios de comunicação, principalmente no televisivo. No entanto, o caos instaurado no Vale do Itajaí (SC) foi noticiado diariamente no caderno nacional dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. No início da semana, ocupava as páginas dos jornais os primeiros resultados das chuvas desde o sábado passado, com destaque para as dezenas de deslizamentos registrados nas cidades de Itajaí e em mais 44 municípios, além da turística Blumenau. Com o passar dos dias o balanço da tragédia foi o destaque da cobertura, intercalada com notícias de solidariedade dos brasileiros para com os catarinenses. Destaque para notícia do O Globo sobre a organização de uma partida de futebol e uma corrida automobilística para arrecadar mais dinheiro para a reconstrução das casas de quase 80 mil desabrigados.
Grupo: Camila Bogaz, Camila Vidal, Fernanda Alves, Juliana Ribeiro e Rebeca de Bem
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário