A cobertura sobre esporte nesta semana ficou descoberta. Parece que a jogada de marketing do Corinthians quando contratou o Ronaldo está dando mais certo do muitos imaginavam. Desde então o clube não saiu das manchetes dos jornais.
No rádio, na televisão e nos jornais impressos a abordagem da semana foi as finais dos campeonatos estaduais. O time do Corinthians junto, com Ronaldo, foram destaque todos os dias nos jornais. Em seguida, muito menos citado a decisão do campeonato carioca com o Flamengo e o retorno do Adriano.
O jogador, Ronaldo é o responsável pelo time não sair das manchetes a semana toda. Na segunda e terça-feira, o campeonato paulista foi destaque, porém os jornais abordaram pouco sobre o acidente que aconteceu na entrega da taça paulista. Quase pegou fogo em tudo, na taça, no ministro, no capitão e no presidente do time. Porém a imprensa não deu muita importância para o ocorrido
Para os jornais o mais importante novamente foi o “fenômeno”, como não cansam de falar os Galvões Buenos da vida. Ele foi eleito o craque do campeonato paulista, o jogador que reclamou da bagunça, a promessa de fazer 30 gols no campeonato Brasileiro e o ganho do título invicto. Enfim Ronaldo foi o assunto da semana. A impressão que os jornais passaram foi que as outras decisões não tiveram tanta importância. A cobertura foi maçante e superficial.
Na quarta-feira, a vitória do Corinthians contra o Atlético Paranaense de 2 x 0 fez com que o assunto Ronaldo rendesse até o final da semana. O jogador foi responsável pelos dois gols do jogo, fazendo com que a mídia literalmente esquecesse os outros assuntos. Parecia uma disputa para ver qual veículo falava mais do jogador. No jornal da rede Globo, a busca de audiência foi tão grande que até a festa de comemoração do título tive um espaço na programação.
Com uma linguagem muito simples, até porque quando se trata de esporte não tem como ser diferente, os meios de comunicação falaram muito sobre o Ronaldo. Tudo o que aconteceu no resto da semana foi praticamente deixado de lado. Tivemos campeonatos importantes na natação, Fórmula 1, vitórias de outros times, Copa Davis, basquete, enfim uma infinidade de assuntos que não foram abordados.
Essa semana não teve escapatória. Não adiantava mudar o canal da televisão, trocar a estação de rádio ou comprar outro jornal, pois quando a editoria foi esporte, Ronaldo não deu vez para mais nada.
Julia Maria Carricondo, Gisele Fernandes, Antônio Naves
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário