sexta-feira, 15 de maio de 2009

AMBIENTALISTAS FAZEM PROTESTO E DEIXAM PARLAMENTARES SEM DORMIR

“Amazônia para Sempre” é o nome do movimento que serviu como prova de resistência ao sono dos senadores de três comissões, dos membros de 17 ONGs e de entidades ambientalistas, durante uma vigília na madrugada de quarta-feira (13). A ação inusitada chamou atenção da mídia, já que a tão discutida preservação da Amazônia precisa ser mesmo vista de olhos bem abertos. O Jornal O Globo cobriu os desdobramentos do fato, pois na ocasião também foram discutidas algumas medidas provisórias sobre “o jardim do quintal” brasileiro. Além dos constantes embates entre ambientalistas e senadores, que também preservam contradições entre si. Bem no formato de O Globo, nas três matérias sobre o movimento, prevaleceu o espaço às vozes do poder. O Jornal Estadão não publicou nada a respeito da vigília. O jornal paulista deu destaque apenas à aprovação da medida provisória que permite regularização das terras da Amazônia.
A rádio CBN fez a cobertura tradicional da vigília. Houve um aprofundamento uma entrevista sobre o tema com um especialista. As matérias foram feitas antes, durante e depois do ocorrido. Já a rádio Bandnews não deu nenhum tipo de informação sobre o assunto. Porém o veículo noticiou com pouca ênfase outro problema ambiental.
A mídia televisiva como o SBT, não fez nenhuma citação sobre o manifesto dos parlamentares.
A TV Globo, rádio CBN e Jornal O Globo, que fazem parte da mesma empresa, fizeram uma grande cobertura sobre o movimento “Amazônia para sempre”, principalmente porque os atores Victor Fasano, Juca de Oliveira e Cristhiane Torloni estavam a frente do protesto.

Erika Sayanne, Daniella Ribeiro, Bruno Peres, Talita Maravieski

Nenhum comentário: