sexta-feira, 15 de maio de 2009

Caso de violência no Entorno é deixado de lado pela mídia brasiliense

Nesta semana do dia 11 ao dia 15 de maio, os jornais registraram a ocorrência do assassinato em massa que vem acontecendo em Formosa, 79 km de Brasília, desde que o Major Ricardo Rocha assumiu o cargo em agosto de 2007.
O Correio Braziliense deu grande importância ao caso. O jornal fez uma cobertura completa, cobrindo o assunto do dia 11 ao dia 14. Este veículo foi o primeiro a denunciar a chacina.

O assunto foi tratado intensivamente. A manchete da notícia foi capa do jornal em dois dias. E ainda foi discutido na editoria de opinião.
A cobertura, no entanto, foi altamente tendenciosa ao tratar do assunto, pois apontou o Major Ricardo Rocha como o vilão do caso. A edição de depoimentos dados por ele construiu a imagem de uma pessoa ruim. Inclusive, em uma das matérias publicadas o repórter afirma que o caso está nesta situação, porque não tem gente para investigar o Major, dando a entender que o policial permanece no cargo por não haver investigações contra ele.

A tendenciosa cobertura do Correio relata em uma matéria o assassinato de 48 pessoas, desde que o Major assumiu o cargo. A polícia militar assumiu a culpa de dez. O repórter do Correio vai além, e deixa implícito que os outros 38 assassinatos também podem ter sido causados pela PM, sob o comando do Major Ricardo Rocha.
O jornal de Brasília não deu importância ao caso e não divulgou nenhuma notícia sobre ele.

Não houve repercussão do caso nos telejornais locais da Rede Globo (Bom Dia DF, DF TV 1ª Edição, DF TV 2ª Edição). Durante a semana, as notícias veiculadas foram quase sempre aquelas relacionadas diretamente ao Distrito Federal, com pouco destaque para as cidades do entorno. Houve, por exemplo, destaque para os assassinatos no Novo Gama, mas os eventos de Formosa não foram mencionados.

Na Bandnews, os comentários foram muito generalizados. Abordaram os fatos de Formosa e da chacina no Novo Gama como a violência que assusta os moradores de Brasília e Entorno. O assunto não foi noticiado com ênfase, gerando desdobramentos como no Correio Braziliense, por exemplo. A cobertura na rádio CBN não foi muito intensa com relação da chacina que ocorreu em Formosa. A veiculação se restringiu a notas que apontavam o número de mortes, possíveis suspeitos (mais precisamente o Major Ricardo Rocha) e os primeiros encaminhamentos da polícia. A CBN não se aprofundou no sentindo de buscar familiares das vitimas e personagens que pudessem compor a matéria. Ela também abordou um aumento no número de assassinatos no Entorno do DF. As cidades que apresentaram maior aumento foram Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Formosa.
O caso não tomou proporções muito grandes, sendo a cobertura da mídia defasada por se tratar de um fato ocorrido no Entorno. Provavelmente se a chacina tivesse ocorrido no Plano Piloto, a cobertura de todos os veículos seria muito mais enfática.

Carolina Dutra, Fábio Marques, Fernando Naves, Guilherme Guedes, Rafael Braga

Nenhum comentário: