sexta-feira, 29 de maio de 2009

Crise, confrontos e esporte. Um aperitivo nos jornais sobre o mundo em que vivemos

Começa semana, termina semana e as notícias continuam girando em torno dos Estados Unidos. Do que o país norte americano gosta ou o que eles acham que outra nação pode ou não fazer. E nessa discussão sem fim, a informação dos veículos de comunicação é a mesma: os testes nucleares da Coréia do Norte.

Especula-se tanto, comenta-se demais sobre os manifestos de paz no mundo, sobre viver bem com outro país, mas isso ainda não chegou até a Coréia do Norte. Um país com mais de 22 milhões de habitantes e uma história difícil entre problemas econômicos e o socialismo não muito bem aplicado, deveria saber que para levantar a bandeira socialista tem que conviver bem em sociedade.

E até que ponto um país pode ou não sair por aí fazendo teste de mísseis nucleares? Sabemos que o planeta em que vivemos está passando por diversas mudanças, então, por favor, alguém avisa pra Coréia que ela não está sozinha e ninguém aqui quer sofrer as conseqüências de uma atitude impensada.

Estamos aqui fazendo o papel de advogado do diabo. Mas por que os países que têm bombas podem tê-las? Por que não acabam com seu arsenal de morte? Mas como? Existe uma maneira segura de acabar com essas armas? E o meio ambiente? Pior ainda... Já pensou se uma bomba dessas cai na mão do Hugo Cháves? Melhor nem pensar. É esse problema é mesmo uma bomba!

No meio dessa guerra de “super potências e armados” o presidente Barack Obama indica o novo embaixador dos EUA no Brasil. Será Thomas A. Shannon, responsável por assuntos do hemisfério norte no atual governo. Falando nisso o Brasil adiou a instalação do novo embaixador na Coréia do Norte devido a negociações com a comunidade internacional.

Mas saindo da linha de assuntos sérios e de grande impacto, Susan Boyle continua entre os holofotes internacionais. Ela está na final do programa “Britains Got Talent”, e diante de diversos elogios e suspiros dos jurados, uma pessoa não gostou do tom de voz da nova cantora escocesa. A cantora teen, Lily Allen, disse que Susan canta fora do tempo e que não é tudo isso que dizem. É cada um com seu cada um Dona Lily expert.

A notícia do mundo esportivo é o resultado da Fórmula 1 e a permanência da Ferrari na temporada de 2010. Isso sem falar da Liga dos Campeões que deu o título ao Barcelona e desperta nos times brasileiros, na semifinal da Copa Libertadores da América, uma pontinha de curiosidade em um provável confronto com o super jogador Messi.

E no relatório anual da Anistia Internacional um alerta chama a atenção do mundo para a crise em que estamos passando, que deixa de ser apenas econômica e passa a ser uma crise de direitos humanos "um barril de pólvora de desigualdade, injustiça e insegurança, que está a ponto de explodir”, agora é a hora de cada um lembrar o que os pais ensinaram quando ainda éramos crianças e ver o nosso amiguinho com outros olhos, o de solidariedade.

Gisele Fernandes, Julia Carricondo, Antônio Naves

Nenhum comentário: