Em princípio, é difícil encontrar notícias relacionadas ao meio ambiente que tenha grande repercussão. Durante esta semana, os veículos de comunicação nacionais deram relativo destaque aos testes nucleares da Coréia do Norte. No entanto, o assunto só tem sido abordado pela mídia no âmbito da política internacional e, consequentemente, noticiado nas editoriais de Mundo.
Observou-se também muitas reportagens que fazem referência ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), mas com assuntos distintos e não interligados entre si. O Jornal Nacional noticiou o vazamento da usina nuclear Angra 2 e, assim, foi encontrado um assunto para observação durante essa semana.
A manchete do principal noticiário da Rede Globo foi “Erro Humano causou vazamento em Angra 2 no dia 15; Eletronuclear diz que não houve impacto”. Vale notar que o Jornal Nacional não se aprofundou, a matéria foi curta e tratou o fato com naturalidade acima do normal. As edições dos dias seguintes não abordaram mais o tema.
Nesta mesma noite, a Band News também noticiou o fato, mas não se posicionou como algo normal, irrelevante. A reportagem disse que funcionários foram contaminados e inclusive enviou um repórter para apurar mais informações no local. No dia 28, a rádio apresentou a seguinte reportagem: “Vazamento em Angra 2, que contaminou três pessoas é mistério”.
A mídia impressa, como O Globo e o Estado de São Paulo, tratou com igual relevância o assunto. Os sites de ambos os jornais também trouxeram links relacionados ao vazamento em Angra 2. A cobertura foi mais completa por ser atualizada a cada minuto.
Os sites também deram muito valor ao falar dos contaminados por causa do vazamento radioativo. É importante lembrar que o fato aconteceu no dia 15 de maio e, mesmo assim, o assunto não foi esquecido, ainda continua em pauta.
O portal do Terra foi o que mais dedicou espaço ao assunto, abordando de forma mais ampla as conseqüências do vazamento e dando ênfase ao controle da situação. A manchete principal do portal: “Acidente deixa 3 contaminados dentro da usina Angra 2”.
Cláudia Pinheiro, José Jance, Liana Rabelo, Lucas Tolentino e Tamara Barreto.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário