A vida da ex-sister Priscila Pires, é acompanhada de longe, muito longe, pela grande mídia brasileira. Participante da versão 9 do BBB, a modelo e também jornalista está ficando longe dos holofotes.
O Globo impresso é do mesmo grupo da TV Globo, que firma contrato com essas celebridades meteóricas, mas também não deu nenhuma nota sobre o assunto. Assim como a Folha de S. Paulo, o Globo só deu uma notinha sobre a sister no online. A única nota que saiu durante o período da análise foi no dia 10 de maio, no Plantão, onde por meio da assessoria Priscila informa que não assinou com a revista Playboy.
Já a coluna Ilustrada da Folha online demonstra preocupação em acompanhar o desenrolar da história dada na notinha do Plantão Globo e esclarece:
A nota acima mais parece uma propaganda para vender as revistas Playboy e Vip do que qualquer outra coisa. O fundamento jornalístico não está presente em veículos que se propõe a promover a popularidade artística. O que nem é o caso da moça.
Nos jornais impressos não saiu nada, nem sobre a Priscila, alvo da pesquisa, nem sobre celebridades instantâneas produzidas pelos realities shows.
Nos impressos, celebridades relâmpagos que já estiveram no foco das mídias voltadas para esse tipo de notícia têm prazo de validade nos grandes meios de comunicação.
A visibilidade que os vencedores e destaques de programas como o do Big Brothers Brasil, Casa dos Artistas e Fama estampam é de no máximo seis meses. Acreditamos que esse tempo seja devido ao cumprimento de contrato fechado pela emissora que promove o programa com os participantes. Depois disso o sumiço e o esquecimento são inevitáveis.
Jornais televisivos, como o da Band e o Jornal Nacional, da Rede Globo não colocaram na pauta nenhuma personalidade artística. Normalmente esses veículos noticiam celebridades apenas se há acontecimentos como morte, doença, escândalo ou destaque diferenciado conseguido por prêmios. Outra forma de noticiar famosos nesses jornais é pela divulgação de suas obras.
A escolha dos programas das rádios CBN e BandNews voltados na maior parte do tempo para assuntos políticos e HardNews prejudicou a análise do tema dessa semana que está presente na maior parte do tempo em sites e revistas de fofocas.
Concluindo, não é possível analisar conteúdo das matérias a respeito de celebridades relâmpagos. Além dessas notícias não estarem presentes nos principais veículos do país, têm data marcada para começar e terminar.
Andrea Ribeiro, Luciana Magarão e Valquíria Lima
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário