A semana passa e Brasília continua sempre com o mesmo clima pesado da cidade parlamentar brasileira corrupta. Mas uma notícia boa aparece estampada na capa do Correio Braziliense: a regularização dos condomínios foi aprovada e já é possível ter o ressarcimento do dinheiro das multas.
São medidas de grande cobertura da mídia, mas que não deixam de ser obrigação de quem foi escolhido pelo povo para governar e fazer alguma coisa. Outro destaque é o número de pessoas pegas nas “blitze” pelo Distrito Federal. Só essa semana foram mais de 100 pessoas dirigindo sob o efeito do álcool, que não temem perder a carteira de motorista, o carro ou a vida.
A questão é, como se pode exigir do cidadão que ele cumpra com a lei se o deputado estadual do Paraná, Fernando Ribas, não segue o que foi aprovado pelos seus colegas parlamentares de todas as esferas de poder? Sem falar nos que possuem cargo de mais alto escalão e se manifestam pouco sobre a punição correta para um caso desses.
E a rotina dos brasilienses parece continuar com os vândalos pichando as quadras do Plano Piloto - destaque na capa do Jornal de Brasília- e o trânsito sem fim. Antes a cidade era planejada, com todas as obras de arte elaboradas por Oscar Niemeyer. Agora o crescimento acelerado e desgovernado da periferia e a abertura de novos setores habitacionais abrem espaço apenas para veículos parados em meio às ruas largas e o atraso no trabalho.
Essa realidade é estampada todos os dias nos jornais, rádios e TV. Um bom exemplo é o programa diário “Radar DF”, da emissora Rede Globo, que todas as manhãs informa o quanto a Via Estrutural está engarrafada, a descida de Sobradinho e a EPIA, sempre em obras, entre outros problemas.
Uma novidade no cenário da cidade dos sonhos de Dom Bosco, é a quantidade de espetáculos, shows e festas que tem acontecido ultimamente. Só da semana passada até hoje o público pode curtir MPB, Samba, Rock e o som que agrade mais aos ouvidos. Por aqui passaram Caetano Veloso, Black Sabbath, Exaltasamba, Zé Ramalho, Alceu Valença, Aviões do Forró, entre outros. A expectativa agora é para o show inédito da banda mineira Skank e dos ingleses do Mc Fly, sendo assim uma forma de acabar com as noites de sábado em barzinhos sem ver nada diferente.
Entre essas notícias boas e algumas que não assustam mais, está a chegada do frio. Os termômetros da cidade marcaram 12,9º na madrugada dessa quinta-feira, uma mudança geral no guarda-roupa, que não esconderá mais os casacos no fundo da gaveta e dará um ar europeu a cidade brasileira com dois céus, o gramado verde na primavera e o céu azul do verão.
Gisele Fernandes, Julia Carricondo, Antônio Naves
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário