sexta-feira, 22 de maio de 2009

BAIXOU A POEIRA

O caso de Adriano, atual jogador do Flamengo, ocupou o espaço do CBN Esporte Clube e comentários da rádio desde o dia 10 de abril. A CBN tratou o caso com cuidado, sem muito sensacionalismo. Dias depois, o jogador é contratado pelo Flamengo. A rádio CBN traz a notícia com os seguintes títulos: “Adriano está liberado para escolher seu destino”, “Flamengo vai precisar de tempo e paciência para aguardar preparação física de Adriano”, “Em sua chegada ao Flamengo, Adriano reconhece que tem dificuldades de conviver com a pressão”. A última vez que a CBN trouxe o assunto "Adriano" foi no último dia 19.
A rádio BandNews informou a volta do Adriano ao Flamengo de forma imparcial. A emissora se restringiu a informar a data de estréia do jogador e apresentou um breve histórico da trajetória dele em Milão. Contudo, os principais colunistas de esporte discutiram o assunto com maior aprofundamento e apresentaram diversas opiniões de ouvintes.

Durante as semanas anteriores, o nome de Adriano era visto não só em notícias esportivas como também pelas colunas de fofocas. Já nesta semana, a Folha de São Paulo, por exemplo, diminuiu consideravelmente a quantidade de matérias a seu respeito. O adiamento da estréia do jogador foi citado, embora as notícias fossem voltadas para o time como um todo, o Flamengo. Na última quinta, a Folha mencionou o jogador ao falar a respeito das possíveis convocações de Dunga para a seleção brasileira. Ainda sobre a seleção, a má forma de Adriano também foi motivo de alfinetadas.
O caso do jogador também repercutiu na TV. Pelo mesmo caminho de outros jogadores, como o Ronaldo, a notícia de que o Adriano faria parte do time do Flamengo também teve seu momento de explosão. Os jornais nacionais, tanto na Globo quanto na Record, trataram o assunto como um grande negócio, pois o personagem que antes dizia ter vontade de parar com a carreira, subitamente voltou já assinando um contrato com um time nacional. A dúvida logo surgiu: isso teria sido uma jogada de marketing? O jogador respondeu a essa pergunta em entrelinhas, mas a conclusão que pode ser feita é que o assunto está abaixando, perdendo a velocidade.

Ana Carla Oliveira, Gabriella Bontempo, Marina Cardozo, Laís Braz, Natália Melo

Nenhum comentário: