sexta-feira, 15 de maio de 2009

IPI CAI ATÉ NO NOTICIÁRIO

Há quase um mês da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o assunto começou a perder a força nesta semana entre os veículos analisados. No Correio Braziliense, por exemplo, o tema foi pauta para apenas duas matérias – uma de domingo (10), e outra de terça-feira (12). Como uma tradicional matéria dominical, o IPI foi abordado com uma linguagem leve, de modo que o leitor se sentisse próximo da questão e o 'economês' foi deixado de lado. Já na terça-feira, o imposto foi gancho para uma reportagem a respeito do dia das mães – uma vez que a redução alavancou as vendas da data.

Entretanto, O Estado de S. Paulo publicou 15 matérias sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados. Durante esta semana, foi o veículo que dedicou um espaço maior ao assunto. Porém, as matérias só citam a redução como um item dentro do aumento de consumo do setor varejista por conta da diminuição do imposto. Com o dia das mães no último final de semana, algumas matérias abordaram quais eram os produtos com menor preço. Com o projeto de mudança da Caderneta de Poupança o assunto do IPI se resumiu a divulgação de pesquisas no fim da semana. As matérias eram positivas e informavam sobre o aumento do consumo da população em alguns setores, como o de eletrodomésticos, apesar de ser menos em relação aos primeiros meses do ano.

Já a cobertura econômica da rádio CBN tratou mais a respeito do anuncio feito pelo governo sobre a alteração na caderneta de poupança. Entretanto, após a divulgação dos números do comércio varejista, a rádio levou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a linha branca como o gatilho para o aumento do consumo no país. A rádio ressaltou que, com os materiais de construção e eletrodomésticos mais baratos, o governo voltou a aquecer a economia do país

Nas emissoras de TV o IPI também foi menos explorado. Tanto nos telejornais da Globo quanto da Record o assunto não teve mais a repercussão que tinha no mês passado. O último caso apontado que teve efeito nos telejornais foi a redução do IPI sob produtos da linha branca, que conseqüentemente significou queda de preços para o consumidor.

A medida do governo que entrou em pauta nesta semana foi a cobrança de impostos de poupanças que possuem mais de R$50 mil depositados.

Ana Carla de Oliveira, Gabriella Bontempo, Laís Braz, Marina Cardozo, Nathália Melo

Nenhum comentário: