sexta-feira, 22 de maio de 2009

Obama e Schwarzenegger – juntos para o extermínio das emissões de gases

O temido vilão do meio ambiente planeja o que pode ser considerada sua tentativa de redenção com a Mãe Natureza. Barack Obama anunciou um audacioso plano de redução das emissões de poluentes dos carros norte-americanos, vide conversíveis e utilitários – consumidores ávidos do líquido fóssil –, até 2016. Este foi o ponto alto da semana dos desdobramentos midiáticos da imprensa verde. Em meio à agenda habitual, a repercussão da campanha de conscientização do xixi no banho entrou, literalmente, pelo ralo. O código florestal, assim como todo o campo político, aderiu à diplomacia e se permitiu esperar.

A estratégia de mister Obama foi abordada de forma superficial pelos principais telejornais brasileiros. No Jornal Nacional foi manchete pelo fator surpresa, mas, nada alarmante. Na TV dos bispos – o Jornal da Record –, por sua vez, o fato não causou grande alarde, sendo achatado, inclusive, pela denúncia de casos de pedofilia, envolvendo membros da igreja católica irlandesa, o que, para um meio de comunicação conhecidamente protestante, configura um tema irrefutável.

Nas ondas curtas e médias das AMs e FMs da vida, o caso gerou discussões. Os debates relacionados aos vieses políticos e econômicos proporcionaram coberturas mais aprofundadas. Pelo fato de a CBN dispor de uma postura comprometida com a ecologia, a estratagema do presidente pop star permeou as editorias de opinião, como nas colunas de Sérgio Abranches e Osvaldo Stella. A ágil BandNews deu apenas boletins, bem ao seu estilo: curtos e grossos, mas sem deixar de lado a dinâmica que lhe é exigida.

O embrulho do peixe de hoje, reaproveitou, ao longo da semana, informações das agências internacionais de notícias para desdobrar o acontecimento. A Folha de S. Paulo além de traduzir o release da Reuters, contextualizou o cenário que levou à decisão, citando ainda o apoio do governador da Califórnia e exterminador do futuro, Arnold Schwarzenegger. O Correio Braziliense não fugiu a essa regra, pois, não só “aportuguesou” a nota da agência, como reutilizou o conteúdo adicional do diário paulista.

Diego Gomes, Gerson Marlon, Guilherme Fontes e Wiliam Amorim

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