sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Enem na mídia brasileira

Até esta sexta-feira (22/05) aproximadamente 35 das 55 universidades federais afirmaram que vão substituir o vestibular pelo Enem, ainda este ano, para todas as vagas que oferecem ou para parte delas. A mídia tem acompanhado a discussão em relação ao Enem há mais de duas semanas quando foi anunciada tal proposta pelo ministro da Educação.

A Folha de S. Paulo, Jornal Nacional, Jornal da Record, Band News e CBN ficaram muito presos ao factual, noticiando apenas as novidades ao longo da discussão, mostrando os diversos pontos de vista sobre a substituição do vestibular pelo Enem. No entanto, vale destacar a cobertura dada pelo jornal O Globo.

Com uma visão muito próxima do esperado pelo Ministério, O Globo foi o veículo que cedeu mais espaço para o assunto e foi mais enfático do que seus concorrentes, valorizando a iniciativa do MEC, sem deixar de “cutucar” o ministro. Em três editoriais publicados durante duas semanas, o jornal sinaliza que o MEC estava dando muita importância a assuntos que não representavam o maior problema da educação no Brasil, mas “agora parece estar no caminho correto”.

Na semana de 18 a 22 de maio, não houve notícias do Enem na Band News, nem no Jornal Nacional. O assunto só foi noticiado no começo do mês, mas faltou cobertura posterior. Mais uma vez a educação não foi tratada como prioridade, até porque não é um assunto sensacionalista que é o que tem atraído a mídia brasileira. Poderia se pensar que a notícia iria durar um pouco mais, mas não. Parou na semana anterior mesmo.

Ao comparar o estilo de cobertura entre a Band News e o Jornal Nacional, ficou claro que o Jornal Nacional deu muito mais destaque, apresentando entrevistas e detalhando as mudanças. Já a cobertura da Band News foi quase como uma simples "nota", sem-aprofundamento, apesar da relevância da notícia.

A CBN abordou o assunto nas primeiras semanas de maio, inclusive entrevistou o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Na matéria, ele compara e explica o novo Enem. Nas semanas seguintes a cobertura foi caindo gradativamente, praticamente não deu mais importância ao assunto.

Abordagem diferenciada

Ao contrário dos noticiários de televisão, na internet foi possível encontrar reportagens sobre o Enem esta semana, o que mostra como a web é “faminta”por informações, pois o espaço é maior (não tem limite de tempo e pode ser atualizada à cada minuto) e mais acessível, pois as pessoas vêem as notícias quando querem. Na internet a notícia é muito atual, é mais difícil cair a pauta.
Nos sites Globo. com (G1) e Terra o assunto foi abordado nos dias 20 e 21, com a seguinte temática:

Nos dia 20 e 21 de maio, tanto o Terra quanto o G1, divulgaram que as universidades deveriam adotar o Enem como forma de substituição ao vestibular e quando as provas já estariam adaptadas ao novo modelo do Enem.

Decorrente das constatações feitas nos veículos de comunicação analisados, tanto internet e radio, quanto jornais impresso e televiso, foi nítida a conclusão de que não houve muito interesse pelo assunto. A maioria dos veículos abordou durante os primeiros 15 dias de maio o assunto de forma mais completa. Mas, depois, foi perdendo espaço em quase todas as mídias, com exceção da internet que foi a única a dar continuidade ao assunto na semana de 18 a 22 de maio.

Cláudia Pinheiro, Lucas Tolentino, José Jance, Liana Rabêlo e Tamara Barreto

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