segunda-feira, 25 de maio de 2009

Educação, interesse de quem?

Pautas sobre educação não tem espaço diário reservado nos veículos de comunicação do país; quando elas repercutem são apresentadas principalmente nos jornais impressos em cadernos como Brasil, Local, ou Especial. Assuntos como gripe suína, enchentes, indígenas, corrupção, caderneta de poupança e fusão de empresas automobilísticas foram os destaques da semana. Apesar disso, uma mudança divulgada pelo Ministério da Educação na grade curricular do Ensino Médio nas escolas públicas, que passará a ter 20% de disciplinas optativas, repercutiu pela relevância da inovação. Os jornais Estado de S. Paulo e Correio Braziliense abordaram o tema, dentro de vieses próprios. O Correio cedeu bastante espaço para pauta, com gráficos e imagens exemplificativas. Um artigo do doutor em Educação Paulo Nathanael Pereira de Souza destacou não só a necessidade de reforma no ensino, mas também a falta de interesse dos alunos ocasionada pelo descaso, de uma maneira geral, na Educação no Brasil. O espaço para opinião contribui para uma abordagem completa e culminou na prestação de serviço e esclarecimentos ao leitor. Por outro lado, o Estadão publicou textos basicamente informativos, mas de qualidade também notável. Diferente do que acontece, por exemplo, na internet, os jornais estudados foram além da repetição unilateral da notícia. Ainda dentro das discussões do Ensino Médio, os telejornais Jornal Nacional e Jornal da Band apresentaram notícias decorrentes do projeto de cotas universitárias destinadas a estudantes que venham a concluir o Ensino Médio em escolas públicas. A distância das abordagens foi grande. O Jornal Nacional priorizou os fatos do dia, como o adiamento da votação da proposta que cria cotas raciais e destina 50% das vagas a esse grupo. Foram ouvidas três fontes oficiais e apenas uma representante da sociedade civil. Já o Jornal da Band humanizou bastante a notícia: uma estudante foi personagem de destaque, ouviu-se também o padrasto dela e outros estudantes que deixaram a escola particular para serem beneficiados com pontos extras para o vestibular. Nesse aspecto o último telejornal saiu à frente, já que a população, principalmente de baixa renda, está saturada de notícias que tratam de novas legislações sem exemplificar. Personagens comuns em algumas matérias valem muito mais do que presidentes de comissões e outros representantes ‘oficiais’. As rádios CBN e Bandnews informaram a mudança proposta pelo MEC de tornar optativa 20% da grade curricular do Ensino Médio. Apesar de darem espaço ao tema, limitaram-se a fontes oficiais. Apenas a rádio CBN repercutiu o caso com um especialista em educação, na ocasião do anúncio da mudança. Não encontramos em nosso monitoramento algum aprofundamento sobre o assunto. Ao tratar de outros temas relacionados à Educação, as rádios limitaram-se à agenda jornalística.

Bruno Peres, Daniella Ribeiro e Érika Sayanne

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