sexta-feira, 13 de junho de 2008

Mais um poço de petróleo é descoberto pela Petrobras

Foi antecipado ontem, 12, pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a descoberta de petróleo na chamada "camada de pré-sal", em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. Segundo o ministro, as reservas de petróleo do Brasil são maiores do que a Petrobrás e o governo revelaram até agora.

Crítica:

O jornal Estadão deu mais destaque a matéria, ela é mais extensa, que o outro jornal analisado, e contém partes de uma nota divulgada pela assessoria do Ministério do Trabalho, com aspas do ministro. Na matéria o ministro falou aos jornalistas que eles ficarão sabendo nas próximas semanas, sobre a quantidade de Petróleo que o Brasil possui e afirmou ainda que isso é tema do Ministério de Minas e Energia e que não pode falar mais nada sobre o assunto. Foi divulgado ainda na matéria que fontes teriam revelado que o reservatório de óleo seria ainda maior do que o de Tupi, o bloco mais promissor até agora, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris. Ou seja, a matéria explica o assunto em cima das aspas do ministro e não dá detalhes sobre a descoberta de petróleo, sobre o que é camada pré-sal e por ai vai.

A matéria do outro jornal analisado G1, está mais explicativa tirando as dúvidas dos leitores em relação à profundidade do poço, aonde foi encontrado o petróleo e ainda traz o recurso do mapa apontando a distância entre o poço e a costa. O site usa também o recurso de link que explica os diferentes tipos de petróleo. A única aspa existente na matéria é a do diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, Adriano Pires.

Alunas: Gabriela Gralha, Maria Thereza e Roseane Teixeira

Nenhum comentário: