Portal BBC Brasil e G1
O Portal BBC Brasil deu uma ampla cobertura para as prévias das eleições americanas de novembro. Desde o começo do ano várias reportagens mostraram o desenrolar das prévias democratas e republicanas. O BBC Brasil teve matérias que iam além do que era mostrado nas outras mídias, pois se aproveitando do seu prestígio internacional conseguiu um lugar privilegiado de fontes dos ambos os lados das prévias. O time de repórteres é outro ponto forte, nomes como Lucas Mendes e Caio Blinder fizeram boas análises da vitória de Obama. O portal G1 também foi fundo nas análises, a renúncia de Hillary Clinton teve destaque com várias matérias. Nelas foram enumeradas as principais dificuldades que Obama terá para vencer John McCain nas eleições de novembro. Destaque para o mapa com tecnologia “flash” para informar os leitores em quais estados cada candidato ganhou.
TV
Jornal Hoje
Jornal do SBT
Há algumas semanas, a disputa dentro do partido Democrata pela indicação para concorrer à presidência dos Estados Unidos em novembro, vinha tomando ares de já ganhou nos telejornais. Analistas, âncoras e repórteres mais afoitos davam como certa a vitória de Barack Obama sobre Hillary Clinton. Esta semana Obama ultrapassou os 2118 delegados necessários para a nomeação, confirmando assim, a previsão dos jornalistas de plantão. Assim que o senador se declarou como candidato Democrata, começaram as especulações para saber quem será o vice. Como prêmio de consolação, alguns jornais mostram toda a sua preferência por Hillary, sendo taxativos em suas análises ao afirmarem que só com Clinton ele chegará à Casa Branca.
Vitória de Obama nas primárias
Folha de São PauloCorreio Braziliense
A cobertura do Correio Braziliense da vitória de Barack Obama sobre Hillary Clinton nas prévias do Partido Democrata para a eleição de novembro mostrou mais preocupação em traçar perspectivas para a disputa entre democratas e republicanos do que em recapitular a disputa entre os senadores democratas. A Folha de SP preocupou-se em tratar do futuro de Hillary nas eleições, trazendo a informação de sua possível candidatura à vice-presidência dos EUA. O jornal paulistano trouxe declarações de John Mccain, adversário de Obama na eleição, tratando o democrata como favorito para o pleito. O Correio traçou retrato geográfico da disputa pela presidência, trazendo os estados "mais importantes" para a disputa, aqueles que costumam decidir as eleições pela histórica indecisão entre democratas e republicanos. Ambos os jornais trouxeram números que apontam empate técnico entre Mccain e Obama. O Correio Braziliense pecou ao trazer uma abordagem mais interpretativa da notícia, enquanto a Folha de São Paulo abordou a notícia de forma mais factual.
William Granjeiro
Felipe Romero
Bruno Rocha
Márcia Lima
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário