terça-feira, 23 de setembro de 2008

Menino de oito anos ajuda mãe no parto da irmã

Os meios de comunicação noticiaram, nesta semana, um fato curioso, ocorrido na Cohab Juscelino, zona leste de São Paulo. Um menino de 8 anos ajudou a fazer o parto de sua irmã que estava nascendo. A mãe das crianças, Roberta Sabino, passou a noite sentindo dores. O pai havia saído cedo para pedir ajuda à Guarda Civil Metropolitana. Quando voltou, a pequena Lidiane já havia nascido.

A nota do SPTV foi bem completa. Contou todos os passos do pai até chegar em casa e descobrir que a filha havia nascido. O pai está bem presente na matéria, que falou também da dificuldade em se conseguir ajuda tanto da SAMU quanto da Guarda Civil Metropolitana. A matéria do Jornal Hoje contou, de forma mais rápida, o que ocorreu com a família Sabino, e focou a história em Robert, o menino que fez o parto da irmã.
Os veículos televisivos foram bem detalhistas ao contar o ocorrido. Os jornais (SPTV e Jornal Hoje) que foram ao ar no dia 15/09, trouxeram sonoras do menino Robert e de seu pai, Luciano. O SPTV teve uma duração maior, uma vez que o jornal é local e transmitido apenas ao estado de São Paulo.

O Correio Braziliense publicou apenas uma nota em seu jornal. Não houve nenhuma sonora, apenas os fatos mais relevantes estavam na nota publicada. Já o jornal O Globo contou a história mais detalhada. Desde o momento em que a mãe começou a sentir dores até a hora em que foi para o hospital verificar se estava tudo bem com a mãe e a filha. Procurou também usar sonora de todos os envolvidos na história. O foco maior da matéria foi a coragem do menino em fazer o parto da mãe.

Os veículos de rádio quase não deram a notícia. A rádio Jovem Pan, um dos poucos a noticiar, apenas deu um boletim sem sonora e não citou nome de ninguém envolvido na história. A rádio, de forma rápida, conta que a mãe foi auxiliada pelo menino e, em seguida, encaminhada para o Hospital Geral de Guaianases.

João Felipe, Luiza Seixas, Mariane Rezende, Mila Ferreira, Stella Mendes e Thaís Paranhos

Nenhum comentário: