Na matéria do Jornal do Brasil “Música para homenagear JK”, do dia 18 de setembro de 2008, o texto utilizado é mais poético e, somente no decorrer da reportagem, começa a ficar mais informativo e jornalístico. Ele já começa falando do cinqüentenário da Bossa Nova e do aniversário de 106 anos de JK, se vivo fosse. No lead, há um mesclado da Bossa Nova, que aparece no chapéu da matéria, e de JK, que está no título de maneira bem costurada.
Já a matéria do Correio Braziliense “Sintonia Antiga”, também do dia 18 de setembro de 2008 o texto utilizado é mais informativo e jornalístico. O lead da matéria fala da amizade de Leila Pinheiro e Roberto Menescal, mais especificadamente de Leila. No segundo parágrafo, já começa a se falar da Bossa, contando uma história da gravação do CD de comemoração dos 30 anos do estilo.
As fotos das duas matérias condizem com o material da reportagem. Porém, a do Jornal do Brasil é mais clara, visto que retrata o que está realmente está dizendo o texto: A gravação foi feita apenas com Menescal ao violão e Leila ao piano. E o Correio ilustra com uma fotografia de Leila ao vocal e Menescal ao violão.
O sutiã das duas é praticamente igual. Correio: “Leila Pinheiro e Roberto Menescal celebram parceria no Memorial JK. Há lote de 310 ingressos gratuitos”. Jornal do Brasil: “Roberto Menescal e Leila Pinheiro se apresentam hoje, em Brasília, com entrada gratuita”. Enquanto o chapéu do Correio é ‘Música’ o do Jornal do Brasil é ‘Bossa Nova', o que mostra que foi destinada uma parte no jornal ao estilo musical que completa 50 anos.
As duas matérias são marcantes com relação a aspas dos artistas e têm outra coisa em comum: a linguagem acessível.
Caroline Figueira, Anna Karla e Eugifran
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário