sexta-feira, 19 de junho de 2009

Atrás de um prêmio

Os eventos culturais locais não têm muito destaque na mídia e na maioria das vezes sai apenas uma notinha. Não foi o caso do grupo Galinha Caipira Completa. Vencedor do prêmio Pixinguinha da Funarte, está há um mês divulgando seu primeiro CD, Galinha Caipira Completa Em Alta Pressão, em Brasília. E esteve bastante presente na mídia, não pelo lançamento do CD, mas por terem ganhado um prêmio importante.
O grupo é novo, foi formado há pouco mais de um ano. Já os músicos são veteranos e confessam que com o prêmio têm sido tratados de maneira diferente. Agora, quando eles procuram a mídia, não são mais um grupo novo aspirando por espaço, mas sim os ganhadores do prêmio.
A Globo tratou o grupo com maior zelo que as outras TVs, gravou até link ao vivo. Suspeito que tenha algum interesse. Porém não enfatizaram um dos projetos mais importantes do grupo, que é o social. Eles levam a música instrumental para as escolas públicas, com o objetivo de influenciar e ajudar as crianças. Todos os custos foram bancados pela Funarte, inclusive os sociais, que são de iniciativa da mesma. As mídias impressas foram as que mais passaram detalhes do projeto, o Correio Braziliense, deu página inteira. No caso de rádio, houve entrevistas com o grupo, mas o foco foi sempre o prêmio. Como sempre, pouco importa se você é bom, o importante é quem ou o quê está por trás.
O grupo apresenta a música instrumental de maneira diferente, mescla a diversidade do repertório de música brasileira, como choro, samba, baião e também o jazz. Formado por Márcio Marinho (Cavaquinho), Rafael dos Anjos (Violão), Hamilton Pinheiro (Contrabaixo) e Rafael dos Santos (Bateria). Os integrantes acreditam que esse estilo pode ser o início de novos rumos na música instrumental.
O Projeto Pixinguinha foi criado em 1977 para difundir a música brasileira através da circulação nacional de espetáculos. E foi responsável pelo lançamento nacional de artistas como Djavan, Zé Ramalho, Zeca Pagodinho, Adriana Calcanhoto, Zizi Possi, entre outros. É, no meio desses grandes nomes, impossível não prestar atenção no tão “pequeno” Galinha Caipira Completa.

Maraísa Oliveira, Marianna Domenici, Myllie Muenzer, Rafael Mouad

Nenhum comentário: