segunda-feira, 8 de junho de 2009

JORNAL COM 89 ANOS FECHA NO BRASIL - VEJA COMO A MÍDIA TRATA A MÍDIA

A “Gazeta Mercantil” existe desde 1920 e é considerada, por muitos, um dos jornais econômicos mais importantes do país. Levantamento feito pela agência de comunicação e assessoria de imprensa FSB entre deputados federais apontou o veículo como o de maior confiabilidade, empatado com o Valor Econômico. A pesquisa foi realizada nos meses de janeiro de 2008 e janeiro deste ano. Apesar de toda esta credibilidade, a última edição do veículo circulou no dia 29 de maio.
Em 2003, uma crise financeira fez com que o diário fosse assumido pela CMB - Companhia Brasileira de Multimídia. Na última semana, a empresa deixou a publicação alegando ter herdado dívidas trabalhistas que pertenciam ao antigo dono, Luiz Fernando Levy. Este, por sua vez, declarou que acredita no retorno das atividades da Gazeta num futuro bem próximo. Mas, a afirmação é questionada pelos próprios funcionários.
Todos os fatos que permearam o fechamento do jornal, como atraso de salários, dívidas, possíveis demissões, férias antecipadas foram acompanhados pelo noticiário impresso e online. O Globo e Folha de São Paulo, por exemplo, explicaram motivos, apresentaram as diferentes versões e, ainda, destacaram a importância do periódico para o jornalismo brasileiro.
Já os jornais nas rádios e TVs não deram importância ao acontecido como deveriam. Esta omissão preocupa por se tratar de um veículo de comunicação com 89 anos de história. E é ainda mais grave no momento em que os impressos, mesmo diante de uma grave crise econômica, precisam se reestruturar e inovar para se manter em circulação.

Andrea Ribeiro, Luciana Magarão e Valquiria Lima

Nenhum comentário: