sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Catedral de Brasília:Reforma com investimento da Petrobrás e do GDF

Mesmo com tantos monumentos em Brasília é impossível deixar de admirar a beleza e a representatividade que a Catedral de Brasília possui. Seja pelos traços arquitetônicos ou pela parte interna, a igreja tem seu devido valor. O grande problema é a conservação. Toda essa grandiosidade parece estar esquecida. A Catedral passou por vários anos sem uma manutenção adequada. No piso e nos vitrais o descuido é notável. Quem passa pela Esplanada dos Ministérios logo percebe o descaso com um ponto tão visitado pelos turistas, cartão postal de Brasília. Mas... parece que esses dias chegarão ao fim.
Uma parceria entre a Petrobrás e o Governo de Distrito Federal prometem revitalizar a Catedral. A promessa é que até 2010, quando Brasília completa cinqüenta anos, a reforma esteja terminada. Além da reforma, vai ganhar uma capela na área externa. Se tudo isso for realmente feito, os brasilienses agradecem. Se depender da Petrobrás, que já garantiu 17 milhões para o financiamento da obra, ótimo. O GDF deve totalizar os 25 milhões para a revitalização.
Mas a grande questão é: este projeto de revitalização já circula em vários âmbitos do governo e até hoje nada de concreto foi feito. Será que na data prometida estaremos com o ponto turístico de Brasília mais visitado realmente reformado? Está mais do que na hora de os moradores e turistas obterem respostas sobre o início das obras. Para onde será que vão todos esses milhões?
Em agosto deste ano, o DFTV lançou uma de suas últimas matérias sobre o assunto, onde turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, manifestaram sua frustração dizendo que a Catedral é um monumento bonito demais para estar naquele estado. Entre outubro e novembro várias foram as matérias dizendo que, finalmente, os projetos deixaram de ser apenas papel e vão realmente começar. O teor das matérias segue a indignação de todos os visitantes que não se conformam com a capital do país sem qualquer cuidado em seus monumentos.

Natália Pereira, Samuel, Tamara, Layla Fuezi, Jaqueline

Nenhum comentário: