sexta-feira, 21 de novembro de 2008

TERRÁQUEOS

O Planeta Terra nunca esteve tão bom. Nenhum acidente de carro, zero seqüestros-relâmpago, absolutamente nada de assassinatos brutais. No lugar disso, muita música. E da boa.
Incontáveis testemunhas do Iesb estiveram em São Paulo para conferir esse fenômeno. No dia 8 de Novembro, a 2ª edição do Planeta Terra, festival de música do portal Terra, abduziu centenas de universitários e os levou até uma fábrica desativada cheia de galpões e alamedas, espaço ideal para a maratona de 12 horas ininterruptas de música.
Era tanta coisa ao mesmo tempo que a consciência ecológica alertava contra o desperdício. Havia três espaços distintos, distribuídos em 145 mil metros quadrados: o Main Stage, o Indie Stage e o DJ Stage. Início dos shows impecavelmente no horário. Terminava aqui, corre-corre pra lá. Terminava lá, corre-corre pra cá.
Para concorrer com o a edição passada, o Terra teve que suar. O portal, que escalou nomes como Lily Allen e Cansei de Ser Sexy em 2007, providenciou mais. Trouxe Offspring, Jesus and Mary Chain, Bloc Party, Spoon, blá, blá blá, blábláblá e, o melhor da noite, Kaiser Chiefs.
O line-up agradou tanto que os ingressos acabaram com dez dias de antecedência. O que não impediu a presença de cambistas vendendo os últimos golden tickets por até R$ 250. São os efeitos da crise financeira. No início do festival, o tempo contribuiu com uma garoa. O suficiente para a abiogênese de vendedores de capas de chuva começar. Com a inflação, cada saquinho de lixo transparente amarelado rejuntado com durex saía por R$ 10.
As capas foram mais úteis como saco de dormir. Na metade do festival, havia amontoados de terráqueos esparramados sobre os plásticos para recuperar o fôlego. Fôlego, esse, dispensável nos banheiros. Para eventos em Brasília, fica a dica: raminhos de eucalipto deram um ar bucólico e enganaram o mau cheiro.
Terminado o festival, os candangos voltaram para o cerradão. Quem foi, terá muito assunto durante a semana. Porque poucas coisas são capazes de criar tantas lembranças e evocar tantas memórias quanto a música. E o tema dessa edição do Planeta Terra foi exatamente esse: “Um festival. Várias experiências”.

Ana Câdida, Caroline Moraes, Fabíola Souza, Letícia de Menezes, Luana Carvalho, Morena Mascarenhas

Nenhum comentário: