sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A Novela Americana

O mundo, mais uma vez, se voltou, essa semana, aos Estados Unidos. Não, não foi mais uma guerra, um atentado ou uma crise econômica. Dessa vez, os olhos estavam voltados à Casa Branca, ou melhor, aos seus futuros moradores... Barack Obama ou John Maccain? Tava todo mundo doido pra saber o resultado!Os candidatos à presidência foram os grandes destaques da programação do Jornal Nacional. Até William Bonner foi para Washington ver de perto a novela das eleições americanas. Com entradas ao vivo, o âncora do programa informava o público brasileiro passo-a-passo do que estava acontecendo por lá. Além de Bonner, outros jornalistas, que já moravam nos Estados Unidos e outros enviados especiais, produziam matérias diárias sobre as eleições.
Assim como na televisão, os programas de rádio mostravam ao vivo as informações da Terra do Tio Sam. A Bandnews FM , por exemplo, informou todos os instantes da apuração mais aguardada do mundo. Durante a programação, a rádio buscava explicar as influências do novo presidente no Brasil e no mundo. Jornalistas também foram enviados até o olho do furacão para acompanhar de perto todos os detalhes.
A CBN também não perdeu nenhum capítulo da novela. Todos os dados e números das eleições foram transmitidos, em tempo real, aos ouvintes. As matérias, no entanto, eram secas... A emissora se limitou a reproduzir os resultados e esqueceu de inovar. Uma matéria curiosa seria bem aceita por aqui...Nos jornais impressos a notícia não foi diferente. Em todas as bancas estavam estampadas fotos e mais fotos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Na Folha de São Paulo foi assim. Com notícias diárias e bem estruturadas, o veículo pode mostrar aos curiosos brasileiros os números e bastidores das eleições.

Rebeca de Bem, Juliana Ribeiro, Camila Bogaz e Camila Vidal

Nenhum comentário: