sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Paraguai X Brasil

Sem-terra paraguaios ameaçaram expulsar produtores de soja brasileiros instalados no país. O líder do movimento, Antônio Cabreira, disse que essa seria a única alternativa para acabar com o conflito agrário no departamento (estado) de San Pedro, no centro do país. Um grupo de sem-terra estava acampado em frente a fazendas da região. Eles acusaram imigrantes brasileiros de comprarem e arrendarem terras ilegalmente.
Outra acusação que recaiu sobre os colonos foi em relação ao desrespeito às leis ambientais. Essa história foi contada em três dias no Jornal de Brasília. Nos dois primeiros dias, as matérias falaram sobre o embate entre paraguaios despatriados e brasileiros “invasores”. Esse assunto rendeu quase meia página em cada edição. Ambas as publicações vieram acompanhadas de fotos com boa qualidade. Na tentativa de dar continuidade ao assunto envolvendo os sem-terra paraguaios, o Jornal de Brasília publicou no terceiro dia uma notinha de pouco mais de dois parágrafos sobre um conflito entre a polícia paraguaia e os manifestantes, que tentaram invadir um edifício público para pressionar a renúncia do procurador-geral do Estado.
Na ocasião, alguns sem-terra saíram feridos. Nessa notinha, em especial, os colonos brasileiros não foram citados diretamente. Apesar dessa diferença de enfoque nos dias em que o assunto foi repercutido, avaliamos que, em termos de neutralidade, o jornal cumpriu o seu objetivo, isto é, contar a história sem expressar claramente sua opinião. Outro ponto positivo foi o de publicar uma matéria sobre América Latina em pleno desenrolar das eleições americanas, diferentemente de muitos jornais, como por exemplo, o Correio Braziliense, que não publicou absolutamente nada sobre os acontecimentos envolvendo os “brasiguaios”.

Mariana Laboissiere e Guilherme Araújo

Nenhum comentário: