sexta-feira, 16 de maio de 2008

Califórnia suspende proibição de casamento gay


Grupo: Maria Thereza, Francilene e Roseane Teixeira

Editoria: Internacional



A Suprema Corte da Califórnia anunciou nesta quinta-feira, 15/05, que é inconstitucional a proibição estatal de casamentos gays. Com esta decisão, abrem-se tecnicamente as portas para casamentos de pessoas do mesmo sexo na Califórnia, que se torna o segundo estado do país, depois de Massachusetts, em reconhecer esse direito à comunidade homossexual.


A cobertura pela mídia brasileira sobre o tema é bastante resumida, principalmente por terem como fonte as mesmas agências de notícias internacionais. Os sites da Folha de SP e G1 apresentam exatamente o mesmo texto, tendo como fonte a BBC Brasil. A matéria traz o impacto social da decisão "o direito de formar uma relação familiar(...)", e um breve resumo histórico do veto "A proibição dos casamentos entre homossexuais na Califórnia foi aprovada há oito anos(...)" . No site do Correio Braziliense, cuja fonte é a agência France Press, a matéria foi ainda mais abreviada, comunicando e ressaltando que a decisão é discriminatória segundo um imenso documento da Corte.


A matéria mais completa foi encontrada no site dO Globo Online, que reporta as leis em que a proibição havia sido baseada, a partir de quando a liberação do casamento gay entrará em vigor e cita que certamente a decisão terá repercussão na campanha presidencial. Expõe ainda a festa que a comunidade gay fez ao saber da decisão e o protesto dos conservadores tentando conseguir assinaturas para proibir o casamento gay.

Nenhum comentário: