sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dengue atrapalha campanha de vacinação contra a gripe

Maria Thereza Franco

O descaso da maioria da população brasileira e do Governo Federal foram um dos principais motivos para que a campanha de vacinação de idosos contra gripe, fosse prorrogada por mais uma semana. Ela deve terminar na próxima sexta-feira, 16.

As dificuldades que alguns idosos enfrentaram para conseguir a vacina fizeram com que o prazo fosse prorrogado. Em alguns estados as constantes chuvas e os ventos fortes, impossibilitaram o acesso aos postos de saúde. A dengue e o feriado de 1º de maio também foram obstáculos para o sucesso da campanha.

A meta do Ministério da Saúde era alcançar 80% da população idosa, cerca de 13 milhões de pessoas com mais de 60 anos vacinadas. Até esta sexta-feira, 09, foram vacinados 60% dos idosos do país, 9,7 milhões de pessoas.

A dengue, que já causou 106 mortes no estado do Rio de Janeiro, congestionou as unidades de saúde que ficaram muito envolvidas com a doença. Com um caso de epidemia tão grande, ainda há pessoas ignorantes que não tomam as medidas necessárias para combater o mosquito. Um descaso que acabou atrapalhando a campanha de vacinação.

O jornal online G1, abordou o assunto em uma matéria suscinta e com alguns tópicos, publicada nesta sexta-feira (9). Algumas emissoras de TV também noticiaram, mas o G1 foi o único jornal on-line que tratou sobre o assunto.

A matéria possui alguns comentários sobre o que prejudicou a campanha de vacinação na visão da coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Marília Bulhões, mas não tem outras opiniões.

Segundo o G1 a principal meta do Ministério da Saúde para alcançar os 80% da população idosa está nas unidades móveis que poderão se organizar para alcançar os idosos que não foram vacinados. Essas unidades devem atender principalmente aqueles que não podem se locomover, que vivem em asilos ou estão hospitalizados.

Nenhum comentário: