sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Brasília sedia Festival Internacional de Cinema

Começou na última quarta-feira, na Academia de Tênis, o 10º Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília). As sessões abertas ao público começaram no dia 30 de outubro.
O DFTV trouxe em seu jornal no quadro "Diversão e Arte" uma pequena nota sobre o 10º Festival Internacional de Brasília. O quadro que foi ao ar dos dias 29, 30 e 31 de outubro e trouxe nos três dias a sugestão de diversão para o brasiliense. Nos três o jornal informou o local do festival e informou que o Festival vai até o dia 09 de novembro.
A Rádio Câmara não trouxe uma matéria completa sobre o festival, apenas entrevistou a diretora do filme "Mataram Irmã Dorothy", Marcela Bourseau. Durante o encontro foi feito um breve comentário de que o filme faz parte da mostra competitiva do festival internacional. A rádio podia ter trazido mais notícias sobre o assunto e enfatizar, também, outros sucessos que fazem parte da mostra.
O jornal Correio Braziliense apresentou uma matéria de capa sobre o 10º Festival Internacional de Cinema de Brasília. A repórter abriu a matéria anunciando o filme de Woody Allen, que faria a abertura do evento. Além de ouvir diretores de filmes e coordenadores do festival, a matéria trouxe um box com toda a programação durante os dias, as sinopses dos filmes de estréia e o valor dos ingressos.
O jornal Tribuna do Brasil ao falar do festival dividiu a matéria em duas partes: disputa internacional e disputa nacional. Do lado internacional, o jornal ressaltou o filme "Vicky, Cristina, Barcelona" de Woody Allen, que foi a atração que estreou a programação do festival. Na parte nacional, o impresso destacou o III Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro, que acontece dentro do FIC Brasília, onde disputam diretores como Matheus Nachtergaele e Selton Mello. O jornal poderia ter dado uma ênfase maior aos filmes brasileiros e, por ser um jornal local, deveria ter dado um destaque no que diz respeito ao festival acontecer na capital.
Nada demais a cobertura feita pelo Jornal do Brasil. A matéria trouxe apenas a divulgação do inicio do evento, com a data, hora, preços de entrada. Claro que essas informações são necessárias e essenciais para público, mas o jornal poderia ter falado sobre o assunto cinema. A matéria devia ter algo que chamasse a atenção do leitor, algo que fizesse o público se interessar em ir prestigiar o evento. Afinal esse não é o primeiro festival.
A cobertura do festival pela imprensa de Brasília foi fraca e simplória. Os poucos veículos que falaram sobre o evento, abordaram de forma breve e resumida. O jornal que deu mais destaque foi o Correio Braziliense, que apresentou matéria de capa sobre o assunto. O restante dos veículos que cobriram o assunto, deram apenas notas rápidas ou matérias incompletas. Vale ressaltar também que, os veículos locais que falaram sobre o assunto, não deram o destaque merecido aos filmes brasileiros que participam do festival.

João Felipe, Luiza Seixas, Mariane Rezende, Mila Ferreira, Stella Mendes, Thaís Paranhos

Nenhum comentário: