sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O Brasil e as eleições

Realizaram-se no último domingo, dia 05 de outubro, as eleições municipais. Como já se podia prever foi uma prévia para a disputa presidencial de 2010. O eleitor não é bobo e aos poucos a situação política do país vai mudando. Foi-se o tempo dos coronéis onde o povo não podia expressar sua vontade. Apesar de situações como estas ainda ocorrer no interior do Brasil e nas cidades menores.
Como ocorreu em 2006, muitos “Caciques” ficaram de fora da disputa política nos Estados, como Roseana Sarney, ACM e seus apadrinhados políticos. O mesmo ocorreu com o Senador caçado Joaquim Roriz que não conseguiu fazer a sucessora Maria Abadia. Agora todas as pesquisas erraram redondamente, pois muitos políticos que estavam liderando não foram nem para o 2º turno. Casos de ACM Neto na Bahia, Geraldo Alkimim em São Paulo. O contrário aconteceu com Fernando Gabeira, no Rio de Janeiro. Ele não estava entre os preferidos e disputa o 2º turno.
Fazendo uma analise mais profunda observa-se também o crescimento dos partidos menores como o PP, PV e PC do B, e o encolhimento dos maiores, como, PMDB, PSDB e PT.
Muitos anos na vida política não significam eleição garantida. Paulo Maluf não conseguiu nem 6% do eleitorado de São Paulo. Isso mostra que o passado do candidato conta muito para o eleitor, pelo menos nas grandes cidades. Algumas curiosidades ocorreram nesta eleição como o atacante Túlio. Ele venceu a disputa na Câmara de Vereadores de Goiânia. A volta de dois velhos conhecidos a ex-senadora, Eloísa Helena, e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti. Muitas disputas estão sendo aguardadas entre partidos de linhas ideológicas diferentes como em São Paulo o atual Prefeito Geraldo Kassab ( DEM) numa disputa ferrenha com a ex-prefeita Marta Suplicy do PT. Vale lembrar que no primeiro turno a diferença entre os dois foi menor que 1%. É por meio dessas eleições democráticas, que o país tem tudo para desenvolver e crescer cada vez mais.

De um modo geral, os meios de comunicação foram levados pelos resultados dos institutos de pesquisas. Sem uma apuração mais aprofundada sobre a questão.

Diana Vasconcelos, Adimar Júnior, Hermes Pena

Nenhum comentário: