sexta-feira, 17 de outubro de 2008

YES! WE CAN!

A dezessete dias das eleições que vão definir o futuro presidente dos Estados Unidos, a mídia impressa brasiliense faz uma cobertura constante do pleito.

Nessa semana, o principal foco do Correio Braziliense foi a prévia e as repercussões sobre o último debate entre Barack Obama e John McCain. As matérias do jornal são feitas na redação. Em algumas colunas comparam as estratégias adotadas por McCain, com as de alguns candidatos brasileiros, como a candidata à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy. O texto analisa o vale-tudo das eleições que os candidatos são capazes de fazer para conseguir chegar ao poder.


O Jornal de Brasília, que usa matérias da agência EFE, não pôde se destacar, e manteve um conteúdo que vários outros jornais tiveram. Ou seja, os assuntos relacionados à eleição norte-americana foram os chamados "feijão com arroz". O pré-debate e o pós-debate foram os assuntos abordados. Depois do último debate, o jornal não publicou matérias sobre o assunto.

As rádios CBN e Band News foram mais a fundo. Além de matérias, comentaristas das rádios passavam longos minutos com abobrinhas sobre as eleições, tentando prever o resultado. Mesmo assim, o assunto foi bastante abordado durante a semana.

O fato é que falta pouco tempo para decidir qual será o próximo morador da Casa Branca. E, enquanto isso, muitos democratas e republicanos ainda estão confusos. Não sabem se optam pelo conservadorismo de McCain ou pela promessa de mudança de Obama. Seja nos Estados Unidos ou no Brasil fica claro que "CHANGE: WE NEED".

Camila Denes, Luiza Andrade, Mariana Laboissiére, Vítor de Moraes

Nenhum comentário: