O futebol é paixão nacional. Mesmo aqueles que não praticam o esporte, com certeza, indicarão um time de sua preferência numa rodinha de bar. O futebol causa comoção nacional e não só em período de Copa do Mundo. Todos os anos milhares de torcedores acompanham os jogos do Campeonato Brasileiro. Para ver a elite do futebol nacional os amigos se encontram, sofrem ao ver um pênalti ou um lance perdido e se esgoelam ao ver o time do coração fazer aquele gol entalado na garganta...
Especificamente em relação ao Campeonato Brasileiro 2008, série “A”, os ânimos estão alterados. Times considerados da elite do esporte nacional estão ameaçados de rebaixamento para a série “B”. Um pecado sem perdão para os torcedores. Vasco da Gama, Portuguesa e Atlético Paranaense dividem a lanterna do campeonato ao lado do modesto Ipatinga, de Minas Gerais. Já o Santos, o Náutico, o Figueirense e o Fluminense brigam para não trocar de lugar com os lanternas, lutando bravamente, ou nem tanto, para fugir da zona de rebaixamento. Bem distantes dessa realidade reinam absolutos o Grêmio, o Palmeiras, o Cruzeiro e o São Paulo. Neste bloco a briga é pelo título de campeão brasileiro 2008.
Os últimos jogos vão acontecer no dia 7 de dezembro e, até lá, todos os times lutarão com unhas, dentes e pontapés para sagrar-se campeão ou, quem sabe, apenas não ser rebaixado à segunda divisão. Nesse vai e vem a mídia busca o seu espaço. Durante a programação da CBN Brasil o Campeonato Brasileiro é o assunto mais comentado em todos os boletins esportivos. Às quartas-feiras e nos finais de semana a CBN apresenta uma programação especial com a narração ao vivo dos jogos da competição. Após os jogos os narradores debatem a rodada do Brasileirão com especialistas e convidados. Na Band News não é diferente. A cada 20 minutos as noticias esportivas são atualizadas. Outras emissoras de rádio, igualmente, transmitem boletins com dados sobre o Brasileirão como a Club FM e a rede Transamérica de rádio. No Transamérica Esporte são transmitidos jogos ao vivo de terça à quinta-feira, tanto da série “A”, quanto da “B” do brasileirão.
As agências de notícia on line priorizam as informações da série “A”. Para os torcedores “sofredores” que queiram notícias sobre os times da série “B” é necessário ter paciência e vasculhar todos os menus. A única noticia que fica em destaque sobre a série “B” é do time Corinthians, por causa da atuação, tida como fantástica, na segunda divisão.
Nos veículos televisivos o campeonato tem lugar cativo. A Rede Globo mantém diariamente, às 12 horas, o programa “Globo Esporte”. No domingo a partir das 9 horas, a Globo transmite o Esporte Espetacular, com reportagens especiais mais detalhadas. A Band segue o mesmo formato da Rede Globo. Todos os dias, às 12 horas, é exibido o programa Jogo Aberto. E no domingo, quanta coincidência. O Band Esporte Clube, agora em novo formato, traz informações sobre o esporte com todos os pormenores. Notas rápidas também têm espaço na programação televisiva de ambas as emissoras. Os lances mais importantes são mostrados, sempre, ao final das edições. Já os veículos midiáticos impressos trazem informações fragmentadas e apenas comentários sobre os principais jogos da semana.
Nesse ritmo a vida segue. Uns choram e outros vibram, afinal onde houver uma bola rolando todos os holofotes estarão direcionados. Se fosse diferente, não estaríamos no País do futebol.
Camila Costa, Jaqueline Silva, Layla Fuezi, Natalia Pereira, Samuel Laurindo e Tâmara Almeida
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário