sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ciúme e obsessão: quando o amor se torna insanidade

Tensão. Essa é a palavra que talvez possa definir o início dessa semana no país. Além de toda a situação que permeia a infindável greve dos bancários, um rapaz de apenas 22 anos foi capaz de cometer uma insanidade para se vingar da ex-namorada.

O ABC paulista, mais precisamente Santo André, vive seus dias de apreensão. Na terça-feira, a intenção dos amigos da menina Heloá era formar um grupo de estudo, mas a semana acabou se transformando num verdadeiro caos. Inconformado com o fim do relacionamento, Lindemberg Fernandes mantém, desde o dia 14, a ex-namorada de 15 anos presa dentro da casa dela. Em conversa gravada pelo Jornal da Record, Lindemberg se mostra apreensivo com relação à mãe, mas nada sentido pelo que tem causado à família da menina.

Segundo o Jornal Nacional, a polícia acredita somente na negociação. Uma coisa muito esquisita, e ressaltada pela Folha de São Paulo e pelo Jornal Nacional, é o fato de uma das amigas da seqüestrada ter sido “devolvida” ao cativeiro depois de libertada. Dizem que foi porque a moça quis ajudar a amiga... Mas como? Conversando com o seqüestrador? Ora, se nem os policiais do GATE que são treinados para isso, conseguiram tal feito, como uma menina de apenas 15 anos conseguiria fazer o rapaz se entregar? E mesmo fazendo parte do esquema tramado pela polícia, não deu certo. Agora são duas reféns a serem resgatadas! Em entrevista à Folha, dois membros da SWAT concordam na demora das negociações e da resolução do caso. Realmente, se a polícia fosse mais bem preparada para esse tipo de situação, quem sabe a moça já não estivesse junto com os familiares e o rapaz preso e com acompanhamento psicológico?

A família e os amigos de Lindemberg dizem que ele era esforçado, carinhoso e trabalhador. Como uma pessoa com essas qualidades é capaz de manter uma moça refém por mais de 80 horas, agredir cinco jovens e manter uma delas amarrada? Esse tipo de questionamento a imprensa não faz. Aliás, a imprensa tem questionado (e pressionado) muito pouco a ação dos policias que estão à frente do caso. O que se vê na TV, nos impressos e se escuta no rádio é o fato alarmante do seqüestro. A história toda está sendo tratada de forma muito controversa pelos meios de comunicação. Em um dia você entra em sites para procurar o desfecho da história naquele dia e encontra informações jogadas ao vento, algumas sem confirmação, como dizer que a garota havia sido liberada, e outra até que ela havia sido baleada pelo ex. A cobertura feita pela imprensa é razoável. O sensacionalismo é fortíssimo (como sempre tendeu a ser). Sempre ressaltam que o rapaz está pesadamente armado, mas e quanto à saúde da garota? Alguém tem informação? Os meios de comunicação estão saturados de informações sobre o acontecimento, mas sempre são as mesmas. É como se importasse somente a imagem hollywoodiana de suspense e terror. O filme perfeito para vencer o próximo Oscar!

Carolina Lima, Gustavo Oliveira, Priscila Botão e Rayanne Portugal.

Nenhum comentário: