sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Cúpula também discute a crise...

Representantes de países da América Latina e Península Ibérica se reuniram em El Salvador entre 29 a 31 de outubro, em ocasião da 18ª Cúpula Ibero-Americana - evento que acontece anualmente. O tema desta edição foi “Juventude e Desenvolvimento”. Porém, um dos assuntos mais discutidos pelos governantes durante os dias de reunião foram os efeitos da crise econômica na América Latina.

O Jornal de Brasília e o Correio Braziliense publicaram matérias sobre a Cúpula. O Correio, em particular, publicou uma matéria no dia 29 de outubro, falando sobre as propostas do evento. Falou também sobre o jantar que abriu a solenidade no dia anterior. Já o Jornal de Brasília, no mesmo dia, divulgou uma página inteira sobre América Latina, falando dos conflitos enfrentados pelos países da região. Porém, a informação de realização da Cúpula só veio no final da página.

No dia 30, o Correio Braziliense não publicou nada sobre a Cúpula Ibero-Americana, já o Jornal de Brasília deu uma coluna com quatro parágrafos falando sobre o debate central do evento: a crise econômica mundial.

Enquanto o Correio Braziliense deu uma notinha no dia 31 de outubro falando da participação de Lula na Cúpula Ibero-Americana e sobre as críticas que o presidente do Brasil fez à política de imigração da União Européia, o Jornal de Brasília deu uma matéria inteira sobre o assunto, falando não só sobre as críticas de Lula, mas sobre o desenrolar do evento.

A repercussão nos dois jornais foi diferente. O Jornal de Brasília deu muito mais destaque ao assunto e fez matérias especiais sobre a situação da América Latina. O Correio não deu profundidade às matérias.

Nas rádios o tema repercutiu apenas nos dia 30. A rádio CBN desenvolveu uma matéria citando o tema abordado pela cúpula neste ano e deu uma cobertura superficial do primeiro dia do evento. A matéria tinha em torno de um minuto. No programa “Voz do Brasil”, notamos uma nota seca no primeiro dia do evento explicando como seria a cúpula e quais seriam os temas abordados. No último dia da cúpula o rádio jornal deu uma matéria com sonoras de alguns representantes que estiveram presentes na reunião. Falaram dos principais pontos destacados durante todo o evento, tendo uma duração em torno de dois minutos.

Nos jornais de TV, o Record News, por ser um canal de notícias 24 horas, pode apresentar, explicar e acompanhar todo o andamento da Cúpula. O Jornal da Globo, não deixou de fazer a cobertura, mas não foi algo muito detalhado. Deram uma matéria de no máximo dois minutos que, apesar de insuficiente pela importância do assunto, proporcionou algum entendimento sobre a crise.

Guilherme Araújo Mariana Laboissiere

Nenhum comentário: