Foi lançado no último dia 12, o programa "Nossas crianças, um dever de todos". O programa foi desenvolvido através de uma parceria feita entre o Governo do Distrito Federal, Vara de Infância e Juventude e o Conselho Nacional de Justiça e vai desenvolver projetos para garantir os direitos de crianças e adolescentes. Dentre as ações do programa, a mais adiantada é o Cadastro Nacional de Adoção, que já possui o nome de 1.257 crianças e quase dez mil famílias.
O "Nossas crianças, um dever de todos", funcionará no prédio do Touring, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. Lá, profissionais que trabalham na proteção à infância e à adolescência, juízes e policiais atuarão em conjunto, como já previsto um Núcleo de Ação Integrada
O projeto tem como padrinho o vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino e recebe o apoio da seleção brasileira de futebol.
O Bom Dia DF trouxe a cobertura do lançamento do progama "Nossas Crianças, um dever de todos" com detalhes e explicações. O telespectador pôde entender o que é o programa e qual o seu objetivo, claramente. As principais fontes ouvidas foram do padrinho do projeto, Rogério Flausino, José Roberto Arruda, governador do DF e do presidente do Conselho Nacional de Justiça, o ministro Gilmar Mendes.
Uma matéria completa da Band News mostrou como crianças procuram, no esporte, um modo de sair das ruas. De acordo com o jornal, essa situação é um dos maiores desafios atualmente e será, a partir de agora, o maior objetivo do judiciário e dos governos estaduais. Para o ministro Gilmar Mendes as grandes mudanças nas áreas de infância e adolescência não podem ser respondidas com simples medidas judiciais, é preciso criar políticas adequadas. A reportagem trouxe também a opinião do técnico da seleção brasileira Dunga e do jogador de futebol Kaká.
Na rádio CBN, a repórter fala sobre o novo programa, citando a data em que foi lançado - dia das crianças - e enumerando as ações que serão prioritárias dentro do projeto. É destacado também que o programa começa a ser colocado em prática primeiramente em Brasília, mas que será estendido por outras regiões do Brasil. De acordo com a rádio, o ministro do STF Gilmar Mendes, pediu apoio para que todos atuem nas ações do programa. Rogério Flausina, que esteve presente na solenidade, acredita que o apoio da sociedade é imprescindível em programas como este.
Ao divulgar a Campanha Nossas Crianças, a Rádio Justiça mostrou o que é o projeto e as medidas adotadas por ele. A campanha conta com a colaboração da Confederação Brasileira de futebol. Nas sonoras dos organizadores eles pediram a ajuda da sociedade para que esse projeto tenha resultado positivo. O padrinho da campanha Rogério Flausino e uma menina, Jéssica de 16 anos, também manifestaram sua opinião sobre essa parceria. A cobertura feita pela rádio foi excelente, eles conseguiram mostrar todos os eixos do assunto, abordando desde o principio ate as soluções que pretendem ser alcançadas com esse projeto.
O Jornal do Brasil trouxe uma longa matéria explicando a atuação conjunta do GDF e da Justiça Federal no combate à violência contra o menor no DF. De acordo com o JB, o presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, acredita que essa ação é apenas o protótipo e que deve se estender para todo o Brasil. Para ele essa atuação deve ser em favor da ressocialização dos menores e da formação adequada das crianças e adolescentes. O jornal traz ainda a opinião do governador Arruda, que ressalta que essa parceria atuará com aquele menor que não tem opção e diminuirá as derrotas nas políticas com as crianças.
O Correio Braziliense apresentou uma reportagem bem completa sobre a parceria firmada entre CNJ e o GDF. O jornal cobriu o evento de inauguração do programa Nossas Crianças, um dever de todos, no qual foi assinado o convênio entre os órgãos. Estavam presentes o governador de Brasília, José Roberto Arruda, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o cantor Rogério Flausino e crianças e jovens de escolas públicas do Distrito Federal. Um adolescente que estava no dia da inauguração e que já esteve envolvido com drogas foi personagem da matéria e a repórter apresentou um depoimento do jovem que revelou a importância de um projeto como esse. De acordo com Arruda as medidas vêm sendo tomadas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes desde a denúncia de exploração sexual de garotas e garotos no centro de Brasília.
Nenhum dos veículos analisados se destacou como melhor cobertura. Todos apresentaram as mesmas fontes, mostraram os mesmos detalhes e o foco principal foi o evento de lançamento do programa.
João Felipe, Luiza Seixas, Mariane Rezende, Mila Ferreira, Stella Mendes, Thaís Paranhos
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário