sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Como as eleições americanas afetam o mundo?

Além de confundir o leitor neste parágrafo - “Obama respondeu, assim, ao golpe da equipe de McCain, que resolveu investir nas acusações feitas pela candidata republicana à vice, Sarah Palin, sobre suas supostas ligações com um ativista de extrema-direita, num momento em que McCain perde terreno nas pesquisas.” - que é cumprido e confuso, o texto do Correio Braziliense do dia 10/10/2008 parece insinuar a vitória de Barack Obama e, ainda, se mostra totalmente do lado do democrata. A matéria “Obama diz que McCain prega política do medo” é composta de vários períodos que, na verdade, poderiam ser colocados em apenas um ao invés de vários, como foi feito. Mesmo assim, a reportagem foi clara.
Já a matéria da Folha de São Paulo, “Pesquisa aponta vitória inédita de Obama em Colégio Eleitoral”, também do dia 10/10, confirma a vitória do democrata. Ela é dividida em três subtítulos, que exemplificam e acrescentam mais credibilidade à matéria. Em relação à do Correio, a reportagem é mais clara porque não há tantas vírgulas, o que facilita a leitura. Além disso, há mais frases na ordem direta e menores. As fotos também foram bem expressivas.

Na CBN a notícia do dia 9 de outubro fala basicamente de uma pesquisa de opinião ocorrida no país. Nessa pesquisa, o candidato Barack Obama subiu pontos percentuais, levando vantagem nos resultados finais. A notícia é muito curta e seca, apenas 45 segundos. Poderia ter sido acrescentado algum comentário ou entrevista para incrementá-la.
Já em outra matéria sobre o mesmo assunto a rádio fala da importância da equipe de Obama, já que o país está em guerra e sofrendo com a crise econômica. A notícia de 1 minuto e 15 segundos é bem completa, traz uma fala traduzida de Bush e ainda faz uma alusão ao governo Clinton, por ele ter tomado a mesma medida na transição para o governo do atual presidente.

O Jornal Nacional apresentou matérias todos os dias sobre as eleições americanas e sobre a crise econômica nos Estados Unidos. Todas em geral lotadas de offs e informações. Quase todas as matérias pegavam mais de um bloco do jornal. No dia 9 de outubro, o jornal transmitiu mais de três matérias sobre as eleições e a crise, inclusive mostrando os efeitos da crise no mundo todo.
O Jornal da Record também deu bastante cobertura para ambos os assuntos, que ganharam grande espaço. A Record colocou todos os dias mais de um bloco do seu jornal falando das eleições e da crise, além de mostrar o que especialistas acham que vai mudar com o resultado das eleições.
Ambos os jornais fizeram chamadas sobre as eleições/crise e intercalaram notícias. No primeiro bloco e mais para frente, em outros blocos, falaram mais sobre os assuntos, dando a devida importância aos temas.


Ana Karla, Caroline Figueira, Eugifran Moreira

Nenhum comentário: