A semana foi turbulenta para o Governo. A crise financeira continua e junto com ela muita polêmica e bate boca. Diante da realidade econômica, o presidente Lula admitiu possíveis cortes no orçamento da União para 2009. Mas a notícia que chamou mais atenção foi o anúncio do Ministério da Fazenda e Banco Central, de três medidas que autorizam o Banco do Brasil e a Caixa Econômica a comprarem participação de instituições financeiras privadas, uma espécie de estatização dos bancos.
A partir daí, o tempo fechou literalmente. Parlamentares da oposição se sentiram desrespeitados com a atitude do ministro da Fazenda, Guido Mantega e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. A oposição alega que um dia antes da publicação das medidas os dois foram ao Congresso, ficaram por mais de cinco horas conversando sobre a crise, e em nenhuma ocasião teriam mencionado a decisão do Governo que naquele momento, já estava sendo redigida. O presidente Lula não teve sossego nem comemorações.
No dia seguinte, o Governo decidiu zerar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empresas estrangeiras. A medida tem a intenção de atrair capital estrangeiro para o país.
Estes foram os principais destaques da semana na editoria política. Em linhas gerais todos os veículos de informação publicaram matérias sobre os acontecimentos. Porém, vale destacar a cobertura e a agilidade das rádios, CBN, Jovem Pan e Band-News. As informações foram transmitidas praticamente em tempo real. Enquanto os jornais diários tiveram que esperar o horário da transmissão e periódicos do dia seguinte. Quando, nas rádios já se ouvia novas informações.
Outra pauta que circulou entre os noticiários na semana foi a questão do nepotismo. Parlamentares como sempre estão dando aquele famoso “jeitinho” para driblar a lei. Diante da dificuldade o monitoramento da situação eles aproveitam para deixar seus parentes mamando por mais tempo nas “tetas” do governo.
Adimar Junior, Diana Vasconcelos & Hermes Pena.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário