sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Cobertura Tupiniquim

Tema que atrai todos os grupos sociais, os eventos culturais são abordados de formas completamente diferentes nos veículos de comunicação. O motivo? A falta de agendamento ou de interesse em prestar informação sobre o assunto. Infelizmente nos últimos tempos, as notícias factuais assumem uma importância cada vez mais sensacionalista e deixam as demais fora de área, abandonadas ou relegadas às "notinhas" para preenchimento de espaço. Especificamente em relação à cultura o rádio, a TV, os jornais impressos e as agências de notícias decidem por abordar o assunto de acordo com a linha editorial do veículo.

Esta semana, em Brasília, acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma grande exposição montada na Esplanada dos Ministérios, que pode ser visitada até o dia 26 de outubro. O DFTV 1ª edição de segunda-feira, dia 20, informando o que pode ser visto e o objetivo da atividade educacional/cultural. A TV Brasília e a Rede Globo se valem desse mesmo recurso para divulgação da Exposição. Geralmente as emissoras divulgam opções de música, teatro, feiras e exposições na cidade em um bloco do jornal, um quadro "diferente"... O "normal" é, uma manchete de jornal, com um jovem (ou a polícia?) matando a ex-namorada a tiros. Obviamente, notícias como esta têm um apelo emocional muito maior do que os temas culturais. Mas tem que ser assim?

As agências de notícias, por sua vez, não buscam fornecer conteúdo sobre a cultura. A cobertura está longe de ser a esperada. Não há foco e a abordagem é variada. A prioridade dos meios de comunicação é para eventos de dimensões nacionais e, principalmente (exclusivamente), eventos do governo desde que, (claro) sejam realizados no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Mas cadê as informações dos outros estados, será que não existem grandes eventos? Além do que, são poucos os sites específicos para as programações de cada cidade. Há, ainda, o fato de ser muito difícil encontrar quais os grandes eventos das cidades que não são os pólos da comunicação em massa.

Assim como as pautas de comportamento, as de cultura se apresentam nas rádios conforme o perfil de seus ouvintes. As rádios CBN e Band News apresentam uma gama de oportunidades para quem gosta de música popular brasileira, de teatro e de cinema. Com notas apresentadas durante suas programações eles divulgam várias opções de bons restaurantes e cartas de vinho para quem tem bom gosto e muito dinheiro no bolso. As rádios locais, mais populares, buscam divulgar uma programação mais acessível a todo o tipo de público.

Nesse cenário, a programação cultural varia de veículo para veículo e, normalmente, aborda eventos de "diferentes" importâncias. As opiniões, nessa perspectiva, são divergentes... alguns acreditam que os veículos de comunicação nada mais fazem do que dar foco aos eventos com maior nível de relevância e compatibilidade com a linha editorial... outros julgam que os veículos não deveriam fazer juízo de valor e, sim, divulgar toda e qualquer informação cultural para que a sociedade, como um todo, possa filtrar aquilo que a interessa...

E você caro leitor, o que acha de tudo isto? Está aberta a discussão!

Camila Costa, Jaqueline Silva, Layla Fuezi, Natália Pereira, Samuel Júnior e Tamara Almeida.

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