Estamos em época de eleição no Brasil. Este ano, os eleitores escolherão o prefeito de sua cidade e os vereadores que vão compor a Câmara Municipal. No próximo domingo, 5 de outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher, no primeiro turno, seus novos representantes. O segundo turno será no dia 26 de outubro e acontecerá nas cidades com mais de 200 mil eleitores e caso nenhum candidato consiga a maioria dos votos válidos.
Em São Paulo, os candidatos a vereadores são diversos. Para a prefeitura, 11 candidatos disputam o cargo. Entre eles, Marta Suplicy (PT), Gilberto Kassab (DEM), Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Maluf (PP) e Soninha Francine (PPS).
Nesta última semana de campanha, as notícias em torno da eleição em São Paulo foram diversas. Os jornais Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo deram um enfoque maior sobre a possibilidade dos partidos, DEM e PSDB, se unirem contra o PT no segundo turno. De acordo com atuais pesquisas, a candidata Marta lidera a preferência do eleitor, seguida de Kassab e Alckmin. Já no segundo turno, pesquisa da Datafolha mostra que o candidato do Democratas abre vantagem sobre Marta, é o que retratam, ainda, os jornais paulistas. O Estadão traz também um perfil dos candidatos da cidade.
Desde o início da eleição, o jornal local SPTV sorteou um tema para ser debatido durante a semana e colher opiniões dos candidatos sobre o assunto. Esta semana, foi debatido o problema sobre a educação em São Paulo. Para o jornal, a área é um dos maiores desafios que o futuro prefeito tem pela frente. Depois de ouvir cada proposta dos candidatos, o SPTV mostrou como foi o dia de campanha de cada um.
O jornal "Bom Dia São Paulo" foi às ruas com uma urna, para que a população da maior cidade do país elegesse a prioridade para o próximo prefeito de São Paulo. Em seguida, foram mostrados alguns dos candidatos ao cargo, e suas propostas para a área da saúde, a campeã perante a população. A matéria pôde ser acompanhada por todo o estado e serviu para que os eleitores conhecessem melhor cada candidato.
A Rádio CBN iniciou a semana retratando o debate ocorrido no último domingo, dia 28, entre os candidatos. A rádio deu um enfoque maior para a troca de farpas entre Alckmin e Kassab e relatou como estava dividida a platéia que assistia ao encontro. Os apoiadores de Marta se concentraram nos assentos mais a esquerda. Já o PSDB se dividiu no centro e na direita, assim como os democratas. A emissora trouxe também a informação de que o PSDB já estaria articulando aliança com o DEM no 2º turno. Repórteres noticiaram ainda a rotina de campanha de Marta, Kassab e Alckmin.
A Jovem Pan mostrou pesquisa e entrevistou o diretor do Instituto de Pesquisa Datafolha, Mauro Paulino. Para Paulino o que chama atenção no levantamento é que, dos três principais candidatos, Kassab é o único que mantém uma curva ascendente desde o início do horário eleitoral. O diretor destaca também que, além disso o democrata vem tirando votos de Marta na periferia, região em que tradicionalmente a petista é forte. A rádio destaca também o cancelamento dos debates na TV Globo com candidatos de SP e RJ. Para o especialista, Mauro Paulino, os debates seriam muito importantes e poderiam ajudar o eleitor que ainda está indeciso.
João Felipe, Luiza Seixas, Mariane Rezende, Mila Ferreira, Thaís Paranhos, Stella Mendes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário